A liberação de implementos na configuração com 4º eixo trouxe novas perspectivas de vendas para o setor de implementos rodoviários a partir do início de 2022, quando a Librelato iniciou a comercialização de equipamentos com essa configuração. Desde então, os números de vendas de implementos com o 4º eixo vêm demonstrando uma grande preferência de mercado. Entre janeiro e junho de 2023, foram comercializados na Librelato cerca de mil pinos na configuração 4 eixos, quantidade próxima da vendida durante todo o ano de 2022.
As linhas Graneleira, Tanque, Basculante e Furgão Lonado da Librelato são as que mais receberam esse tipo de configuração no País até o momento. Por conta do sucesso de aplicação no mercado nacional, a empresa já começou a estudar o desenvolvimento do 4º eixo para aplicação florestal.
A configuração 4 eixos possui o primeiro eixo autodirecional distanciado e os três últimos juntos em tandem. É indicada para o transporte de grãos, principalmente em implementos graneleiros, que foram os pioneiros nessa configuração e já possuem histórico na aplicação. Implementos com o 4º eixo foram liberados para circulação após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicar a Resolução nº 882, de 13 de dezembro de 2021, que alterou os limites de pesos e dimensões.
Maior capacidade de carga
A principal vantagem dessa configuração, sem dúvida, é a maior capacidade de carga oferecida, o que traz maior rentabilidade para as operações de transporte. De acordo com a regra anterior, que existia desde 2011, o cavalo autorizado a tracionar semirreboque bitrem devia ser obrigatoriamente na configuração 6×4. Apesar de a mais recente regra valer para cavalos-mecânicos 4x2 e 6x2, deve-se considerar a lei da balança. Ou seja, com um quarto eixo, essa composição pode tracionar até 58,5 toneladas de Peso Total Bruto Combinado (PBTC).
Mais leve do que o bitrem, garante menor desgaste dos pneus
A configuração também ficou 800 quilos mais leve do que o bitrem, com uma estrutura dimensionada de forma correta para sua aplicação. O 1º eixo autodirecional possibilita a diminuição do arraste e garante ainda menor desgaste dos pneus.
Custo de aquisição menor
O 4º eixo chegou para aliviar o bolso do transportador. Os caminhões com tração 6x4 são mais caros e, para reduzir os custos da operação, muitas empresas buscavam alternativas ao bitrem nos caminhões 6x4. A partir da nova configuração, o custo de aquisição de um semirreboque 4 eixos ficou menor em relação ao bitrem 4 eixos.
Já considerados um sucesso, os implementos com a configuração 4 eixos alcançaram 15% de participação nas vendas totais da Librelato no primeiro semestre deste ano. A linha Graneleira teve 43% de participação de vendas nessa configuração, a Tanque 34,9%, a Basculante 28% e a Furgão Lonado 33% de share. O agronegócio continuou sendo o principal segmento comprador.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre os nossos produtos!
Confira outros conteúdos que podem te interessar.