"Já marcamos o cenário nacional e vencemos fronteiras. Para o futuro, imagino uma expansão representativa"
A trajetória de Vânio Justi na Librelato começou em 2008, quando, ao concluir o curso técnico em Manutenção Industrial, buscava uma oportunidade de estágio. Após alguns meses de dedicação na filial de Orleans, surgiu a chance de efetivação – o início de uma jornada marcada por crescimento, inovação e paixão pelo que faz.
Desde então, Vânio passou por diversas áreas dentro da empresa – da solda à montagem final ainda em Orleans –, até se dedicar aos sistemas mecânicos, elétricos e pneumáticos dos implementos. “Quando foi inaugurada a filial de Criciúma, fui convidado para treinar os profissionais responsáveis pela montagem. Guardo boas lembranças desse período. Sempre tive muito interesse pela área de tecnologia”, recorda.
Vânio destaca a importância do trabalho em equipe e o impacto do que é produzido: “Criamos coisas que estão em constante movimento. Ao olhar para uma mesa, um prato de comida ou um roupeiro, percebemos que tudo isso dependeu de logística. Saber que fazemos parte desse ecossistema é fantástico. De certa forma, entramos nas casas de milhares de pessoas. Juntos, deixamos um legado e construímos uma história.”
Um novo capítulo: tecnologia como missão
Um marco importante em sua trajetória aconteceu em 2024, quando foi convidado a integrar a equipe da Sigaway, empresa de software para gestão de frotas que integra a vertical montadora Librelato. O profissional lembra com entusiasmo o momento em que o projeto foi apresentado, durante a tradicional Fala do Presidente: “Meus olhos brilharam. Pensei: é aqui que quero estar. Abracei a ideia, busquei aprender ainda mais e, felizmente, as portas foram se abrindo.”
Hoje, como Analista de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados da Sigaway, Vânio acompanha com orgulho a expansão da marca. “Na tela inicial do meu computador, vejo um mapa-múndi com bandeirinhas marcando os países onde nossos implementos estão presentes. Quero ver esses pontos crescendo cada vez mais. Estamos criando coisas únicas, inovadoras”, afirma.
Para ele, as fronteiras devem ser apenas marcos geográficos – e não limites para o que se pode conquistar. “Minha missão é vencer fronteiras. Talvez soe audacioso, mas é por isso que lutamos todos os dias”, reforça.
Momentos que marcaram sua jornada
De 2008 até aqui, muitos momentos ficaram gravados na memória e no coração de Vânio. Três anos, em especial, se destacam: 2009, 2013 e 2024.
2009 marcou a sua efetivação na Librelato. Em 2013, conquistou o troféu na categoria Inteligência, no Prêmio Destaque Librelato – reconhecimento que, para ele, confirmou seu pertencimento à empresa. “Até hoje, esse troféu está na mesa onde trabalho. Em 2014, fui indicado novamente”, lembra com orgulho.
Já o ano de 2024, ficou registrado pela sua participação na Fenatran, uma das maiores feiras do setor de transporte rodoviário de cargas da América Latina, onde apresentou os produtos desenvolvidos junto à equipe da Sigaway.
“Me sinto realizado. Essa é a palavra mais simples e direta. E também motivado, porque as coisas que fui planejando foram acontecendo. Espero que a cada dia surjam novos desafios e conquistas nesse ecossistema”, conclui.
Com o compromisso à inovação e a tecnologia, a Sigaway junto à Librelato e um time talentoso, segue em constante evolução. Profissionais como Vânio são essenciais para ultrapassarmos fronteiras e fortalecermos conexões duradouras – sempre em movimento, sempre construindo o futuro.