NOTÍCIAS

Confira as últimas notícias Librelato

18.07.2019

Librelato fomenta a inovação por meio do projeto “Implemento do Futuro”

A Librelato encerrou com sucesso a primeira edição do projeto “Implemento do Futuro”. A ação foi realizada em parceria com a Faculdade SATC, de Criciúma, SC, considerada um dos maiores polos de inovação da região Sul do País.

A ideia foi lançar um desafio para que jovens acadêmicos tivessem a oportunidade de propor soluções reais de inovação para determinados modelos já existentes no portfólio da marca e contou com o auxílio técnico e direcionamento de engenheiros da Librelato. Foram anunciados três grupos finalistas que receberam prêmios em dinheiro e sorteio de quatro passagens aéreas para a Fenatran - Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontecerá em Outubro deste ano, em São Paulo. A ação ainda resultou na contratação de integrantes do grupo vencedor como estagiários na empresa.

”Estamos potencializando oportunidades ao criar um ambiente de inovação ao nosso redor, sempre com uma visão de futuro e mantendo sinergia de ideias para manter a engrenagem do desenvolvimento da empresa. Com ações desse tipo, teremos muito mais velocidade de inovação na Librelato”, afirmou o CEO da empresa, José Carlos Sprícigo.

Implemento do Futuro em desenvolvimento

Ao todo, seis equipes foram inscritas no desafio, cada grupo com dois professores orientadores. Willians Zanolli, engenheiro de vendas da Librelato, explicou que o desafio trouxe a apresentação de novas ideias que somaram-se aos projetos de desenvolvimento da Librelato em busca do “Implemento do futuro”. “Nossa ideia foi aproximar alunos de universidades à empresa e fomentar um projeto de inovação junto à instituição de ensino, que envolvesse grupos multidisciplinar como acadêmicos da engenharia mecânica, engenharia elétrica e até design. A ideia era de não bloquear sugestões e sim fomentá-las, incentivando uma troca de argumentos e diferentes pontos de vista, mesmo vindas de pessoas não ligadas ao segmento de transportes. O objetivo é o de mostrar que a inovação deve ser desenvolvida em conjunto e também valorizar os diferentes talentos de nossa região”, comenta Zanolli.

Uma das exigências do desafio foi a participação de alunos dos cursos de Design ou Engenharia Mecânica, porém os grupos que mais se destacaram foram aqueles que envolveram três disciplinas diferentes, e que incluiu a Engenharia Elétrica. As apresentações mostraram o que já enxergamos hoje, que é a importância da diversidade de ideias e como ela pode contribuir para se obter melhores resultados, por meio da combinação de áreas diferentes, pessoas e objetivos.

Desde a implementação do Projeto “Implemento do Futuro”, cerca de 15 propostas foram analisadas pela empresa. Os projetos apresentados tiveram como objetivos variados atributos como tecnologia móvel, carretas inteligentes, eficiência energética, além de apostas de inovação para melhoraria de produtividade, ergonomia, segurança e conforto.  

Para sair do campo das ideias e torná-las viáveis em termos de produção a Librelato abriu as portas da fábrica para que os alunos conhecessem toda a infraestrutura técnica, ferramental, etc. Além disso, o projeto passou por uma fase de pré-banca com orientação de engenheiros da Librelato e apoio integral da empresa até a apresentação final das ideias. A partir de agora, o corpo diretivo da Librelato irá avaliar as ideias apresentadas pelo grupo vencedor e eleger uma equipe multidisciplinar para trabalhar em seu desenvolvimento. “Além das premiações em dinheiro, oferecemos a possibilidade de contratar os quatro alunos do grupo vencedor como estagiários da Librelato, para que possam trabalhar desde já em setores estratégicos da empresa e para que vejam seu projeto ganhar forma”, finaliza Zanolli.