BLOG DO BERTINHO

Confira as ações da librelato com seus colaboradores

26.10.2020

Aerodinâmica em implementos rodoviários: mais uma vantagem Librelato

As fabricantes do setor automotivo sempre buscaram soluções para reduzir o consumo de combustível e melhorar o desempenho de seus veículos. Isso não é novidade. Nesta busca, o design do veículo tem um percentual de contribuição de grande valor para se chegar aos melhores resultados. A aerodinâmica ajuda a atingir esses resultados, já que a velocidade do veículo aumenta significativamente a força de arrasto aerodinâmico.

Essa prática já é bem conhecida no desenvolvimento de automóveis, mas nada comum no setor de implementos rodoviários. A Librelato com o seu DNA de evolução, trouxe de forma pioneira, produtos que oferecem aerodinâmica aperfeiçoada, como por exemplo, sua nova Basculante Premium.

Importante frisar que todos os veículos sofrem com o arrasto, entretanto, nos caminhões a resistência aerodinâmica é ainda maior, pois o caminhão trator (cavalo mecânico) e o implemento são, geralmente, projetados por empresas diferentes. Segundo informações do INEE (Instituto Nacional de Eficiência Energética), não havendo um casamento aerodinâmico, o vão entre as unidades faz crescer a resistência do ar, exigindo mais força do veículo e, consequentemente, maior consumo de combustível. Estimativas do INEE indicam que em velocidades superiores a 80 km/h, aproximadamente, 70% da potência do motor do caminhão é utilizada apenas para romper a força do arrasto. Levamos muito em consideração esses dados.

Quando comparado com implementos da mesma categoria, o implemento Basculante Premium da Librelato não apresenta perfis de aço nas laterais, as chamadas “costelas” ao redor da caixa. Os outros basculantes existentes no mercado possuem diversos perfis de aço, enquanto a da Librelato possui somente dois, que está disposto no final do implemento, o que torna 80% da extensão da caixa lisa. Esta diferença gera no equipamento melhor aerodinâmica, pois dessa forma o equipamento sofre menor arraste aerodinâmico.

A prova disso tivemos com um cliente da Librelato da região Nordeste recentemente, que colocou o Basculante Premium lado a lado de um basculante concorrente. O resultado foi uma economia que no período de um ano pode chegar a aproximadamente cinco mil reais em redução de combustível. Esse resultado foi possível graças aos novos estudos de desenvolvimento e à diminuição do número de perfis de aço no CVC – Conjunto Veículo de Carga. 

Como uma evolução natural, estamos migrando também os nossos outros implementos para que tenham um melhor aperfeiçoamento da aerodinâmica. O Sider Grid é o segundo exemplo que podemos dar. Além de sua lona estrutural com uma abertura ultrarrápida, a própria estrutura dianteira do equipamento já é focada também para uma aerodinâmica melhorada e um arraste menor.

A Librelato investe todos os anos 3% da sua receita líquida em tecnologia, pesquisa e conhecimento para fornecer ao mercado produtos de qualidade, e não temos dúvida de que investir em aerodinâmica traz um valor agregado alto para os nossos clientes e nos coloca, mais uma vez, na vanguarda do setor.